Bispo


Bispo Diocesano
Dom Joaquín Pertíñez Fernández nasceu em Monachil, Granada no país da Espanha em 22 de setembro de 1952. Cursou os estudos primários em Monachil (Granada) e os secundários em Granada, cursando, logo em seguida, o Magistério, também em Granada, onde obteve o título de professor de EGB, em 1973. No mesmo ano ingressou na Ordem dos Agostinianos Recoletos, a qual conhecia desde sua mais tenra idade, uma vez que sua casa natal limitava-se com o convento recoleto de Monachil e os religiosos visitavam-na com freqüência.

Em 10 de agosto de 1973 iniciou o noviciado em Monteagudo e, no final do ano seguinte, emitiu a profissão religiosa. Ao término de seus estudos teológicos, realizados em Marcilla, Dom Florentino Zabalza ordenou-lhe sacerdote, em 16 de julho de 1978. Os primeiros 10 anos de seu ministério sacerdotal foram passados em Lodosa, inteiramente dedicados à formação dos aspirantes. Em 1988, os superiores acolheram suas reiteradas solicitações e o destinaram à missão de Lábrea, aonde chegou em 1988. Ali residiu outros 10 anos e o fruto de seus trabalhos foram várias capelas urbanas, onde deixou mostras de suas habilidades artísticas. Colaborou na concretização do “Centro Esperança”, de Lábrea e, durante dois triênios, foi superior religioso da delegação.

Em 30 de março de 1998, saiu de Lábrea para tomar posse do cargo da delegação da Costa Rica, com sede em Cartago. Nem havia transcorrido um ano, quando, em 24 de fevereiro de 1999, a Santa Sé nomeou-lhe bispo de Rio Branco, capital do Estado brasileiro do Acre. Foi consagrado, em 30 de maio do mesmo ano, por Dom Moacyr Grechi.

Seu Brasão










Seu lema
"Ad maiorem dilectionem" - que quer dizer: "Para amar mais"